A Guerra com a WikiLeaks não parece ter fim. Para muitos, assim como eu, a Wikileaks é considerada uma heroína, por através de seus meios anônimos, trazer a verdade a todos nós, mas o que acontece é que nem sempre a verdade deixa as pessoas contentes, na maioria das vezes a verdade nua e crua é dolorida.
Como os últimos acontecimentos nos mostraram, a verdade revelada através dos milhares de documentos diplomáticos secretos do Departamento de Estado dos EUA, trouxe grande indignação a muitas pessoas e países.
Para quem não conhece a Wikileaks e não está entendendo nada, a Wikipédia descreve a WikiLeaks:
"WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. O site foi construído com base em vários pacotes de software, incluindo MediaWiki, Freenet, Tor e PGP. Apesar do seu nome, a WikiLeaks não é uma wiki - leitores que não têm as permissões adequadas não podem editar o seu conteúdo."
Símbolo da WikiLeaks
Entre os documentos então revelados, alguns falam sobre o nosso país, o que não deixou o povo brasileiro muito feliz.
Basicamente, falaram mal da copa, ao qual a mobilização estaria devagar nos projetos, segundo eles seguindo o padrão do "jeitinho brasileiro" de deixar as coisas para a última hora e também pelo apagão de 2009, até aí a preocupação tem argumentos aceitáveis.
Em um dos telegramas alegaram que o Brasil quer ser neuroticamente igual os EUA, o que descordo fortemente, falaram que o Brasil quer se tornar "independente", entre aspas mesmo, como foi citado, depois de investimentos feitos pelo Plano Nacional de Defesa brasileiro.
Também chamaram o Brasil de Paranóico em função da defesa da fronteira com a amazônia e preocupação com o pré-sal, o que realmente acho irônico, pois os americanos são mundialmente conhecidos por sua histeria.
Alguns documentos sobre supostamente o brasil abrigar terroristas árabes em segredo também foram revelados(histeria), também alguns documentos a respeito do Presidente Lula e também de sua sucessora Dilma, entre outros documentos.
Os fatos citados são um resumo do excelente post que li no Acidez Mental, ao qual recomendo fortemente que leiam.
Em resposta, o Presidente Lula se manifestou sobre as revelações, onde defendeu o Wikileaks, abaixo as citações do presidente:
"o culpado não é quem divulgou, o culpado é quem escreveu. Portanto, em vez de culpar quem divulgou, culpem quem escreveu a bobagem"
"Aparece o tal do WikiLeaks e desnuda a diplomacia que parecia inatingível, parecia a mais certa do mundo, e aí começa uma busca. Não sei se colocaram cartaz como nos tempos do faroeste, procura-se vivo ou morto, e prenderam o rapaz"
"Então, Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas"
"Eu não sei se meus embaixadores passam esses telegramas, mas a Dilma tem que saber e falar para os seus ministros. Se não tiver o que escrever, não escreva bobagem, passa em branco a mensagem"
As declarações do presidente me deixaram bastante admirado, ao qual se posicionou ao lado da liberdade de expressão, assim ao lado da WikiLeaks.
Depois da perseguição e prisão de seu fundador Julian Assenge, preso por agressão sexual (por ter relações sexuais sem camisinha com uma mulher na Suécia, onde no local é considerado crime tal ato), os seguidores da WikiLeaks fizeram "justiça com as próprias mãos" e atacaram os sites da Master Card, VISA, e Paypal, por não permitirem mais doações à WikiLeaks, assim sendo acusados de terroristas.
Para finalizar, assistam o vídeo "PRIMEIRA GUERRA CIBERNÉTICA" do Canal do Cauê Moura no Youtube, o Desce a Letra:
É um assunto polêmico, se achou o post interessante, deixe a sua opinião nos comentários, sua opinião será de grande importância, nesse blog que está começando
Concordo que os argumentos dos EUA para com o Brasil sejam totalmente irônicos, afinal, como foi dito, eles é quem são os histéricos -.-'
ResponderExcluirApesar desse fusuê todo não deixo de ser a favor da liberdade de expressão. Que a Wikileaks continue divulgando a verdade o/