18 de maio de 2011

[NETBOOK ARM WM8505] Como recuperar o SO.

Olá esse post não é para os leitores regulares do blog, mas sim um tutorial para quem assim como eu possui um Netbook modelo WM8505 versão 3 (nova versão), netbook popular basicão proveniente da China, para quem após uma tentativa frustrada de instalar o ANDROID ou Bento-Linux,  onde ambos não funcionam com esta versão por ela ter um sistema de armazenamento diferente ou wherever, não conseguiram recuperar o antigo sistema (Win CE).

Se você se enquadra nessa situação veja abaixo a definitiva solução para o problema no post completo.

Bom, para início de conversa, cheguei na solução através de algumas pessoas bondozas pela internet:

  1. emertak, do fórum NetbookCE.tk
  2. pogodancer, do fórum myUPB
  3. chrisdudu, do fórum da Deal Extreme.
Esse tutorial é baseado nas palavras do amigo emertak, que por sua vez trouxe a tradução do post do pogodancer, ao qual o chrisdudu postou no fórum da dealextreme.

Vamos ao que interessa, para voltar ao Windows CE que veio funcionando no Netbook, eu segui os seguintes passos:

1 - Downloads necessários:
Android 1.9 : LETITBIT, EASY-SHARE
Windows CE: LETITBIT, EASY-SHARE
Programa 7-Zip file manager, para descompactar os arquivos: http://www.7-zip.org/download.html
(Novos Links em 07/06/2011)

Feitos os downloads, siga as próximas instruções abaixo.

2 - Descompacte o arquivo Android 1.9 com o 7-Zip e copie a pasta "script" com todo seu conteúdo para dentro de um Cartão SD devidamente formatado em FAT32.

3 - Insira o cartão SD no netbook e o ligue, ele resetará o netbook e tentará instalar o An1 -droid, certamente a instalação travará na parte "erase file - system partition fail! exit!maybe the kernel don't support this NAND flash".
Retire o cartão SD e desligue o netbook.

4 - Formate o cartão SD novamente e copie a pasta "script" do segundo arquivo (WIN CE) para o cartão SD formatado em FAT32.
Insira no netbook e o ligue.
Após instalar e iniciar o sistema em chinês, desligue o Netbook pelo próprio sistema.

5 - Abra o Cartão SD no seu destop e renomeie os 2 arquivos:
normal_nk.nb0 => safe_nk.nb0
safe_nk.nb0 => normal_nk.nb0

6 - Insira novamente o cartao SD a instalaçao será completada em inglês.

Agora você tem o sistema funcionando, porém provavelmente sem os aplicativos, agora você precisará rodar outro script para instalá-los e deixar o sistema igual era antes.

7 - Remova o cartão SD, e desligue o netbook e faça o download do arquivo script_upd.rar em:
FILESERVE ou EASY-SHARE.

8 - Descompacte o conteúdo do download e localize o "scriptcmd-normal boot", renomeie - o para "scriptcmd" e substitua este pelo arquivo de mesmo nome da pasta "Script" do Cartão SD, mas não esqueça de salvar o "scriptcmd" original em outra pasta como backup, precisaremos dele depois.

9 - Feita a substituição, coloque o cartão SD no netbook e o ligue, ele iniciará novamente em chinês, mas dessa vez ele rodará a instalação dos programas, ao finalizar, retire o cartão SD e desligue o netbook.

10 - Agora basta substituir de volta na pasta script do cartão SD o arquivo "scriptcmd" original ao qual você fez backup. Feito isso, insira o SD no netbook e o ligue, pronto, você terá o Windows CE funcionando perfeitamente.

Detalhe: você precisará usar continuamente o cartão SD, infelizmente esse método só funciona assim, onde não consegui uma maneira de fazer rodar independentemente, sem o cartão SD, mas para quem está com o netbok servindo de peso de porta a dica é excelente hehe!

Bom, isso vai ser de grande ajuda a muitos que estão sem conseguir solucionar esse problema, eu mesmo fiquei alguns meses com esse netbook parado, correndo atrás de uma solução.

90 comentários:

  1. cara... to rodando o debian (bento) lépido e faceiro aqui... o boot continua pelo sd, mas... acho q no final das contas é mais canal do q o wince (por causa das aplicações limitadas, problemas com wi-fi, etc)...

    o som não rola, nem monitoria da bateria... mas no geral, existe aplicativos pra quase tudo... enfim, fica a sugestão a partir desta discussão aqui: http://devio.us/~nextvolume/via_arm/viewtopic.php?id=4&t_id=155#1060

    abraço!!

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo Opa, beleza? Cara, eu essa versão que eu tenho aqui eu não consegui rodar de jeito nenhum o Debian (Bento-Linux), nem direto do SD, nem instalando.
    O script funciona, mas trava no carregando, e disso não passa...

    Vou dar uma olhada lá na discussão, muito obrigado!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo tutorial, salvou meu netbook, já tinha tentado varios e não tive sucesso, a única coisa é o problema no som, você conseguiu fazer o som funcionar?

    ResponderExcluir
  4. @Desfrute Bah eu também fiquei meses até conseguir instalar de volta o sistema, não foi fácil.

    Aqui fazendo essa instalação o som funcionou normalmente, não tive problemas com ele... olhando aqui no painel de controle não tem nenhuma informação sobre os drivers de som, só opções de volume e outras inutilidades...

    ResponderExcluir
  5. vlw mesmo....salvou minha vida!!
    rsrsrs
    já rodei a internet atrás de solução e não encontrava esse post resolveu meu problema!
    parabéns

    ResponderExcluir
  6. alguem aew pode fazer o upload em outro servidor, tipo http://www.4shared.com por favor estou precisando peja a ajuda de vocês se alguem puder adc msn MSN : edu_xxt_1995@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Muito...Muito..muito BOMMM !!! Vou passar os links para os blogs, eu so to com um probleminha nao entra na net pelo 3G erro RasDial tem alguma dica ????

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, para quem está tendo problemas com os Downloads, irei disponibilizar em outros servidores em breve OK.

    ResponderExcluir
  9. Novos links já estão disponíveis, e o som está funcionando aqui perfeitamente.

    ResponderExcluir
  10. opa tem como instalar o android via para rodar direto do sd e que querro muito

    ResponderExcluir
  11. Na minha versão do WM8505 não consegui instalar o android, tentei algumas versões, e nada.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo tem como deixar o wince em português?

    obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo, essa versão é em inglês, não consegui uma versão em português funcionando.

    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu consegui a versao do wince em pt!!! e funcionou perfeitamente!!!! qualquer coisa me adc no msn rmmp1234@hotmail.com...

      Excluir
  14. Alguem tem ideia como instalar programa no Windows CE 6.0?Não possuo o cabo, então como poderia instalar programas como JAVA,MINI-OPERA,etc?

    ResponderExcluir
  15. Vicente, nesse link aqui tem um pacotão com vários softwares: http://www.netbookce.tk/forum/viewtopic.php?f=12&t=47&sid=dbfd93d0d59741697e4976be4d1076d0

    ResponderExcluir
  16. Gentee... tenho 40 WM8505 rodando android com apks que fiz numa manufatura para coleta de dados em chão de fábrica e rodam maravilha mandando dados via wireless. Baixem utorrent e procurem arm o iso tem 500mb com linux, android, wince para o chip. Usei o UNGOOGLE v2 e o unico problema foi anunciar falha de bateria no boot... mas baixei varios apks e fumfam. Lógico senhores que não se prestam para videos do youtube. Se bem que os ultimos 5 com WM8610 com 256mb rodam tudo joinha mesmo no CE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ai pode me dar o arquivo torrent?
      meu e-mail é gatinho1_1@hotmail.com

      Excluir
  17. Olá,

    Tentei abrir meu net para ver se a memória original (128MB) é soldada ou encaixada. Mesmo tirando todos os parafusos, não consegui abrir o aparelho. Alguém sabe me dizer se consigo retirar o pente de memória original de 128MB e botar um maior, de 1GB, por exemplo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. funciona nele o modem 3g da vivo...

    ResponderExcluir
  19. Obrigado amigos pela gentileza e dedicação.. Que Deus lhes abençoe, aqui funcionou direitinho, Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Olá Gabriel, parabéns pelo post, eu usei o seguinte script de instalação do Windows CE em Português: http://www.sendspace.com/file/7r17d3. Mas não consigo utilizar mouse USB nem o Wifi. Na versão em inglês isso funciona ?

    ResponderExcluir
  21. O Wifi funcionou perfeitamente para mim usando essa versão, agora, não tentei utilizar mouse USB, mas o USB parecia funcionar normalmente quando eu utilizava alguns pen drives.

    ResponderExcluir
  22. Ola, gostaria de resolver um problema no meu netbook wimdows CE 6.0 foi formatado sem querer só abre o icone meu computador e tenho acesso o pen drive e cartão SD como faço p/ instalar outo S.o pois já emtrei em contado com eles ( na chona) me enviaram um programa (E51233) onde tem o windows CE mas não consigo instalar pois o arquivo dá erro diz que não existe gostaria de uma informação.

    ResponderExcluir
  23. Gilmar, esse tutorial explica exatamente como instalar o sistema no seu netbook, faça o download dos arquivos no topo da página, então siga passo a passo as instruções.

    ResponderExcluir
  24. ola!! eu estou usando um SD card de 4GB para recuperar um netbook eyo, porém, ele não dá o boot pelo cartão que já está com a pasta "script" nele. alguma sugestão para o netbook dar o "boot" pelo cartao?

    ResponderExcluir
  25. por favor amigos alguem sabe de um link para eu baixar o win ce 6.0 de preferencia em portugues. rsrsrs ....urgente amigos

    obrigado

    ResponderExcluir
  26. olá gabriel,vc pode me dizer quanto tempo leva para concluir a instalação do win ce do 4 passo desse tutorial?

    obrigado pela atenção.....forte abraço

    ResponderExcluir
  27. @joaocarlos Cara, é coisa rápida, creio que após feito todos os downloads, não leva mais de meia hora fazendo a instalação.

    ResponderExcluir
  28. olá gabriel,é que eu fui tentar fazer esta modificação em meu tablet pc e acho que....me ferrei;
    fui tentar subistituir meu android 1.9 que veio junto com meu tablet chines de processador 8505 memoria 128 mb, e não deu certo e agora nem o android consigo colocar de volta ele instala normal porem quando eu ligo o tablet ele só fica carregando e não entra no sistema. se vc poder me de uma luz ai amigão...help my friend.

    ResponderExcluir
  29. Ola pessoal estou com um mini netbook wm8505 do meu serviço, para instalar o android ou o windows ce 6.0 mesmo, mas já mexi tanto no net que ele nem liga mais, não sei mais o que fazer alguem pode me dar uma mão, pra resolver esse pepino?

    Me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
  30. Olá a todos acabei de ler no fórum netbookce (http://netbookce.tk/forum/viewtopic.php?f=3&t=251) e o usuário Flaviobji disponibilizou o link que diz ser o Windows CE PT-BR que ele fez backup. Segui o link que ele disponibilizou. http://www.megaupload.com/?d=XMLKZWUS

    PS.: Ainda estou baixando - não testei ainda.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom seu tutorial. Ajudou muito mesmo mas tem um link para download do wince 6.0 que ja vem completo com os aplicativos... so instalar em chines e depois renomear os arquivos indicados e pronto... volta tudo que veio nele em portugues!!!!

    Wince 6.0 em portugues: http://fs09n4.sendspace.com/dl/65ccb86acc84a1f2c9693ed0aa10378a/4ebd638167c67e60/7r17d3/1.09%E8%91%A1%E8%90%84%E7%89%99.rar

    ResponderExcluir
  32. Cara valeu pelo tutorial resolvi um problemao, ate mais

    ResponderExcluir
  33. Ai galera o link para o windows CE 6.0 em potugues
    depois de instalar é so trocar os nomes dos arquivos que instala em portugues com todos os aplicativos. blz
    um forte abraço vlw...se divirtam
    http://www.sendspace.com/file/7r17d3

    ResponderExcluir
  34. meus caros agradeço a cada um de vcs que postaram e ajudaram , na resolução desse problema
    meu net eu julgava perdido mas consegui restaura-lo graças a vs , valeu mesmo muito obrigado.

    ResponderExcluir
  35. galera o meu netbook é wm8650 ele veio com o androide 2.2 como faço para tirar e colocar o windows ce 6.0? tentei fazer como diz o tutorial mais ele n faz boot pelo cartao nao. URGETE.

    ResponderExcluir
  36. Vlw fera.. a dias procurava um post eficiente... esse ai ficou 10!

    ResponderExcluir
  37. Demorei um pouco mesmo só com os downloads, mas funcionou, só a wi-fi que fica sempre dando erro "lista de preferenciais esgotada" não reconhece pen-drives e ficou sem som. Vou refazer do começo e ver se funiona. vlw D+

    ResponderExcluir
  38. amigo, meu net é o WRM8650. Está com windows CE rodando normal. Só estouu com problemas pois várias páginas não abrem. Falta o flash... e alguns outros aplicativos.
    Como resolvo isso?

    ResponderExcluir
  39. @Anônimo Esse é o grande problema do Windows CE, por ser um sistema antigo, ele tem incompatibilidade com muitas coisas, além de não suportar o flash. Infelizmente não tem solução, foi em função disso que tentei instalar o ANDROID, e acabei ficando sem sistema operacional.

    Vlw!

    ResponderExcluir
  40. Baixei esse windows CE em português tudo legal e tal, só não tá pegando o som. o quê faço para funcionar de novo ? tenho que reinstalar de novo é ? DESDE JÁ AGRADEÇO VÉI.

    ResponderExcluir
  41. Meu amigo... valew deu certo em meu mininotebook. se dizar uma dica de como mudar para portugues post ai... abraços.......

    ResponderExcluir
  42. Quero saber como colocar o "@" no windows CE 6 em português quando for escrever algo? por que onde era o @ é isso " e agora, me ajudem. Aguardando resposta.

    ResponderExcluir
  43. Tem como colocar o acnto agudo nas letras com o windows CE em ilnglês, por que o meu veio em ingles e eu não consigo colocar os acentos nas letras.

    ResponderExcluir
  44. Pessoal, fiz tudo de acordo com essa postagem, podem acreditar deu tudo certo, recuperei meu mini netbook. esta tudo em em inglês, mas isso não é nada, o importante é que ele ta funcionando.

    Marcos - São Carlos

    ResponderExcluir
  45. Gente eu fiz tudo certinho, conforme está aê, mas ficou sem pegar o SOM. E agora o que fasso ?

    ResponderExcluir
  46. O meu não instala , fica ''Upgrading file-system . . .
    Please wait''
    e não sai disso...
    PS:to tentando instalar o android 1.5.2

    ResponderExcluir
  47. O meu também ta assim.Tenho processador ARM926, memoria de 128 e 2GB NAND.Não consegui por este metodo.Unica coisa que consegui é entrar na bios apertando del e depois digito a senha e aparece 6 opções entre elas fomart Nand,Update XIP, Reboot e outros

    ResponderExcluir
  48. e para quem ja tinha o android 2.2 e dps tenta esse funfa , é que meu net veio com problema , ligo ele e nao sai da tela de inicialização nao sai do robo

    ResponderExcluir
  49. e para quem ja tinha o android 2.2 e dps tenta esse funfa? , é que meu net veio com problema , ligo ele e nao sai da tela de inicialização nao sai do robo

    ResponderExcluir
  50. Muitas dúvidas surgindo, infelizmente não consigo ajudar, pois não tenho mais o meu netbook(queimou).

    ResponderExcluir
  51. O meu não instala , fica ''Upgrading file-system . . .
    Please wait''
    e não sai disso...
    Quanto tempo demora pra sair desse passo @Gabriel?

    ResponderExcluir
  52. O Gabriel gostaria de Tirar meu Windows ce e colocar o android 2.2 no meu netbook, gostaria de saber como fazer isso, Vlww.!!

    ResponderExcluir
  53. Nunca consegui instalar o Android nele, a única vez que deu certo não funcionou, e então passei muito trabalho mas consegui colocar o WinCE de volta, como explico nesse post.

    Mas até onde eu lembre, a instalação foi rápida, lembrando que tem de seguir exatamente cada passo que citei acima.

    ResponderExcluir
  54. ola amigo so novo aqui e queria que me exclarece uma duvida
    no meu netbook a tela e de 10 polegada e a tela ficou meio disfocada poderia me ajudar desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  55. olá pessoal , aqui vai uma dica pra resolver o problema de vcs , façam o seguinte: baixe o win.ce 6.0 original port. e copie para um cartão de memoria a pasta script ,coloque no net e inicie que o resto ele faz automatico , aqui vai o link do win.ce 6.0 original port. http://www.megaupload.com/?d=XMLKZWUS , abraços !

    ResponderExcluir
  56. Valeu Amigo!

    Tentei aqui com o pessoal de inf. de Resende RJ, mas o pessoal é fraquinho.
    Rodou tuco certo.

    Obrigado. Anderson

    ResponderExcluir
  57. Gente preciso de Ajuda...
    Eu tinha o Android no Meu minibook wm8650...
    ai eu Instalei o Windows Ce em ingles tudo Certo Mas nao consgigo usar o Wifi.
    eu ativo o wifi mas nao vai,nao aparece o computadorzinhu do lado tipo do wifi sabe?
    Entao da um help por favor
    paulin_nos@msn.com

    ResponderExcluir
  58. preciso de ajuda eu intalei um programa no meu netbook e a hora ki eu executei ele, ele apago a tela, agora ele liga normal aparece o boneco android mas demora um poco e apaga tentei esse metodo coloco o cartão nele com o arquivo mas ele nun reage por favor me ajudem to disposto a instala qualquer s.o nele pra ele volta a funfa...
    obrigado

    ResponderExcluir
  59. como faço para dar o boot pelo SD? o meu inicia direto o sistema operacional

    ResponderExcluir
  60. Meu esposo conectou um pendrive para que eu visse uns show e meu net travou a tela , agora ele liga normal aparece o boneco android mas demora um poco e apaga tentei um técnico e nada consegui mas ele nun reage por favor me ajudem acabei decomprar e usei apenas 4 dias . o que fazer?????????????? pra onde apelar??????

    obrigado

    ResponderExcluir
  61. estou com um q esta com o mesmo problema... so fica o boneco do android

    ResponderExcluir
  62. meu netbook cuines estalei android ficou otimo derrepemti ficou tela bramca nao a parese masnada so barulho do alto falate

    ResponderExcluir
  63. Legal instalei tudo,mais não tem WI-FI.Antes tinha.Antes tinha tbm um driver de Wi-fi,só com ele ligado é que funcionava.Tem esse driver @Gabriel?

    ResponderExcluir
  64. What's up, of course this piece of writing is actually nice and I have learned lot of things from it regarding blogging. thanks.
    My web page: Web Designer

    ResponderExcluir
  65. ae blow, tem como colocar uma versao em portugues ptbr neste aparelho????
    se tiver vc que manja para caramba ajuda a gente ae blz.
    forte abraço e continue assim

    ResponderExcluir
  66. oi amigo gabriele fis o que voce espelicou aki no saite mas o primeiro arkivo n para onde disse e quando lhe meto o outro n pasa do 3 passo como faco pa fazer rodar obrigado pela atencao se poder diciuname ou msn pantofas2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Ola! Estou com um desses netbook,gostaria de saber se para funcionar ele sempre vai precisar do cartão SD? Meu Netbook tem uma etiqueta assim CPU: WM8650 , DISPLAY : 6.98" TFT 800X480 , MEMORY : DDR 256MB , IMPUT : 9V 1,5A POIS ELE CARREGA O SISTEMA E QUANDO ESPETO UM PENDRIVE ELE TRAVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse tutorial requer que você utilize depois o cartão SD sempre.

      Excluir
  68. Meu net com windows Ce 6.0 quando liga aparece essa menssagen e para
    application servicesStar.exe encountered a serious error and must
    shut down
    alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  69. Segui as instruções deste tutorial, deu tudo certo, porém, aconteceu de retirar o cartão e agora o net so exibe uma mensagem "Loading os Image ..." mesmo tentando refazer o processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, conforme tinha dito antes, você terá que usar sempre o cartão SD, pois não há outra maneira de dar boot no cartão flash do netbook.

      Excluir
  70. como configurar o um moden da vivo no net?
    não estou conseguindo so wi-fi

    ResponderExcluir
  71. Olá amigos, infelizmente um virus apagou os programas do meu net WM8650, e deu pal no explorer, estou tentando fazer o procedimento de reinstalação, mas não da boot pelo SD (estou utilizando um MicroSD em um adaptador), gostaria de pedir a ajuda de vocês, peço que me digam como dar o boot. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  72. por favor galera to com problema no audio.. alguem resolveu este problema???

    ResponderExcluir
  73. tentei baixar os aplicativos do paso 1,e nao tem jeito, o link expirou. tem outro link para facer os download necesarios ? Obrigado e parabenes pelo seu trabalho, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  74. Oi meu netbook não abre o intenet explorer... aguém pode me ajudar??? Aguardo obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho o script completo com o opera mini que funciona no lugar do explorer. caso queira posto o link no meu hd virtual

      Excluir
  75. Oi tenho um tablet plataforma Windows CE6.0, é alimentado por um 800MHz Telechips TCC8901 chipset, com um 800 de 7 polegadas × 480 touchscreen resistiva que suporta o uso de uma caneta. Outras especificações incluem 256 MB de memória RAM DDR2, 2GB de armazenamento flash, uma porta USB e porta mini USB, slot SD para cartão de expansão, saída HDMI.Não consigo navegar na inrterne via wirekess.Conecta mas não abre pagina.Tem como atualizar o wince6? Ou mudar para android e como fazer .Obrigado

    ResponderExcluir
  76. oi tenho um mini netbook windows ce tentei instalar o android e na deu certo quando ligo fica com a tela preta ja tentei de tudo alguenm pode me ajudar.obg!!!

    ResponderExcluir
  77. oi tenho um mini netbook windows ce tentei instalar o android e na deu certo quando ligo fica com a tela preta ja tentei de tudo alguenm pode me ajudar.obg!!!

    ResponderExcluir
  78. Segui os procedimentos do seguinte site: http://netbook.poodwaddle.com/
    Consegui instalar o WinCE 6.0. Primeiro usei o Android 1.9 para apagar a nand, depois instalei o WinCE Chinês. Então instalei o BankofWinCE ao invés do WinCE.
    Pelo que deu pra entender o Bankof é uma adaptação do WinCE para instalar em netbook que usa "pendrive" internamente como nand.
    Assim não precisa do cartão SD para usar o WinCE.

    ResponderExcluir
  79. ola pessoal gostaria da ajuda de vcs pois esse navegador do meu mini netbook com windows ce nao presta nao consigo visualizar os sites direito e nem o faceebook.gostaria de ajuda para instalar o google chome ou sei la o operamini algum app qe funcione direito. e tanbem pra ver o youtube pois nao consigo ver video.gostaria de saber se ele aseita o sistema android e se é melhor qe o windows ce?da pra colocar outro windows nele?
    aguardo rsposta me ajudeem

    ResponderExcluir
  80. No lugar do cartão SD, posso usar um PENDRIVE?
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  81. O link de download do arquivo "script_upd.rar" não está funcionando..
    :(
    Você poderia reupá-lo de novo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  82. pessoal me ajudem eu fiz tudo isso e a tela do meu cpu wm8650 800mhz fca branca ao ligar sempre
    o que faço me ajudem meu netbook se foi o video?????

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário! Sugestões e críticas também são bem vindas!

Comentários anônimos agora estão ativados, mas são sujeitos a moderação, sistema ANTI-TROLL With Lazers fiscalizando 24/7.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...