Sempre valorizei bastante o compartilhamento de arquivos gratuitos na internet, mas falando de música, tem muita música para download na internet, mas a maioria esmagadora é de forma "ilegal".
O que os artistas de música não percebem, é que fazendo plena justiça com seus direitos autorais, copyrights, etc, eles acabam perdendo grande parte da divulgação feita "ilegalmente" do seu trabalho, para que assim as pessoas obrigatoriamente comprem o seu disco. Mas como sabemos não acontece bem assim, dessa maneira o autor consegue vender alguns albuns a mais, mas acaba esquecendo que a base para alavancar o seu trabalho para cima é justamente a divulgação, seja ela legal ou não, essa divulgação é o que faz as pessoas conhecerem e apreciarem sua música e consequentemente as faz comprar seus discos.
Falando em capital, será que realmente vale a pena proibir essa "ilegal" divulgação? Ou será que essa divulgação não seria mais lucrativa pois faria mais pessoas ter interesse pela sua música?
Muitos artistas não entendem o poder que essa divulgação traz, e acabam optando por reagir fortemente ao uso ilegal de seu trabalho artístico, sem perceber que isso também soma em divulgação, o que me leva a crer fortemente que se as pessoas começassem a boicotar os artistas que possuem essas atitudes, não demoraria muito pros mesmos mudarem de idéia sobre o assunto.
O cerco cada vez se fecha mais encima de direitos autorais e download ilegal, como por exemplo o caso da americana Jamie Rasset, que mais de uma vez já foi multada por baixar e compartilhar músicas na rede do Kazaa, e posteriormente multada em dois milhões de dólares (que os advogados de Jamie conseguiram reduzir a multa posteriormente) e também a investida de diversas gravadoras contra o LimeWire, ao qual repercurtiu bastante.
Com esse cenário musical atual, a situação de bloqueios e proibições citadas anteriormente contribui gerando espaço para mais músicos, que usam da divulgação gratuita em seu benefício, tirando vantagem sobre os "músicos de cadeado", essa divulgação muitas vezes se dá pelas redes sociais, Youtube, Myspace etc, mas também surge uma tendência muito legal no sentido de compartilhar música de forma legal, que são as "comunidades de música", vou citar abaixo, na minha opinião, a melhor entre elas, a Trama Virtual.
A Trama Virtual é uma comunidade brasileira de música que tem apoio de diversas empresas, que tiveram a iniciativa de apoiar a música independente brasileira, e dar espaço a muitas bandas e cantores para divulgação de seu trabalho, e em contrapartida, as doações recebidas pela comunidade são revertidas em dinheiros à esses artistas, conforme suas músicas são baixadas, onde o número de downloads é o critério.
Mas o que há de interessante nisso para você leitor do blog? A resposta é simples, 72.765 artistas de todos os gêneros musicais que disponibilizam quase 175.000 músicas para download gratuito de forma legal, muito bom não?
Além de poder escutar online e baixar todo o tipo de música, você ainda pode compartilhar livremente suas composições, sem burocracia nenhuma, divulgar agenda de shows e muito mais, onde a tendência é das comunidades de música cada vez mais aumentem, divulgando muitas novas bandas e cantores, roubando espaço dos "músicos de cadeado" que não conseguem entender o sentido da divulgação na música.
Lá no Trama você encontra muitas bandas legais, basta pesquisar na aba artistas por seu gênero musical favorito, e lá então surgirão milhares de boas músicas, porém recomendo fortemente que não navegue pelas músicas/artistas mais tocados, os emos andam em alta por lá.
Gostou do post? Comente! Sua opinião é sempre apreciada.
Não entendo porque essa lógica de divulgação gratuita só se dá com relação a música. Não conheço mais nada que seja colocado de graça em nome de uma suposta divulgação. Gostaria de comer de graça ou pegar um onibus de graça em troca de divulgação tambem.
ResponderExcluir@Anônimo
ResponderExcluirBasicamente porque por trás de comida e transporte existe um custo grande, já na música temos apenas propriedade intelectual, mas a lógica funciona para diversos fins, como softwares, sistemas operacionais, jogos, e uma gama de outras coisas.
Mas se for pensar em comida barata x divulgação, temos como exemplo os sites de compra coletiva, que tocam os preços na metade, em troca da grande divulgação em trazer centenas de clientes ao seu estabelecimento.