20 de fevereiro de 2011

TUX - A História do Símbolo do Open Source

Boa tarde criaturas! Primeiramente quero dizer que fico feliz com a volta do nosso amigo Rômulo da sua ida ao Haiti, que ele consiga se manter por perto, pois eu particularmente sou muito fã dos seus posts. Também aguardo o primeiro post do nosso amigo Vinícius, ao qual garanto a vocês que vai ser muito bom!

Quem nunca viu o simpático pinguím TUX? Símbolo oficial do sistema operacional Linux/GNU, que imortalizou o pinguím como seu mascote, trazendo uma imagem ao qual muitos ao redor do mundo conhecem e atribuem a imagem do pinguim ao sistema, mas esses muitos desconhecem a origem e história por traz da imagem do TUX.
Lá pelo início de 1996 havia uma discussão entre os membros da lista de discussão Linux-Kernel quanto a criação de um logo/mascote para o linux, onde diversas idéias foram discutidas, muitas paródias do logo de outro sistema operacional conhecido (Doh') ou ainda de animais fortes, como Tubarão ou Águia, mas o que colocou um fim  na discussão foi quando Linus Torvalds(criador do Linux) casualmente mencionou que ele era bastante afeiçoado aos pinguins.
Então começaram a surgir idéias de logos com um pinguim, ao qual muitos eram agressivos, tal como um pinguim segurando o mundo. Em resposta Linus disse que procurava algo mais estilo um pinguím gordo com olhar satisfeito após comer muitos peixes, e a idéia de um logo agressivo não o agradava, tinha preferência por um pinguím de aspecto simpático, justificando que assim, com uma imagem simples e simpática, as pessoas também teriam liberdade de criar suas próprias versões dele (o que realmente aconteceu, basta fazer uma procura no google).
Por @Danibeh e @Gabr1990
Linus foi muito questionado do "Por que um pinguim?" então da mesma maneira ao qual anunciou sua afeição por pinguins, ele respondeu as questões. Disse não ter um motivo em especial, respondeu "Linus likes Penguims, That's It" e afirmou achar pinguins divertidos e também contou que já foi mordido por um "pinguim assassino" na austrália. Linus também disse que um logo não precisa ter necessariamente um motivo, que o que conta é a associação que o logo cria ao linux, e ele estava incrivelmente certo como podemos ver hoje.
Então depois de toda essa explicação, foi feito um concurso para a escolha do mascote, onde o vencedor foi o americano Larry Ewing, que criou o TUX ao qual conhecemos utilizando o GIMP. Larry também concedeu a todos o direito de utilizar e modificar a sua ilustração com a única condição de se questionado citar a referência à lewis@isc.tamu.edu e ao GIMP.
Evolução da criação do TUX
Muitos acreditam que o nome TUX tem como origem a palavra "Tuxedo" que significa Smoking, pois os pinguins naturalmente parecem vestidos com um, mas também há quem diga que TUX vem de "Torvalds UniX" em referência ao sobrenome de Linus.
Assim, o pinguím se tornou o símbolo do linux e consequentemente também de toda a comunidade open source, e o pinguim tux é encontrado em diversos programas e jogos, tais como o Extreme Tux Racer, Super Tux, Tux Paint e inclusive o excelent Tux Guitar, programa de código aberto para crianção e edição de partituras e tablaturas.

Referências: Wikipedia, SjBaker e InfoWester

Um comentário:

  1. keep posting like this it’s really very good idea, you are awesome!

    cheap clomid

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário! Sugestões e críticas também são bem vindas!

Comentários anônimos agora estão ativados, mas são sujeitos a moderação, sistema ANTI-TROLL With Lazers fiscalizando 24/7.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...