Boa tarde criaturas! Para começar esse post, quero mandar um salve para o Vinícius, novo autor e ADM aqui do blog Mente Abduzida, espero que juntos a gente consiga produzir bastante conteúdo interessante para você leitor do blog, já que sozinho a coisa estava difícil, não sei que fim teve nosso amigo Rômulo, acho que dessa vez ele foi realmente abduzido. Bom, o Vinícius é um grande amigo de longa data, agora com duas pessoas a tendência é ter o dobro de conteúdo novo, nós vamos tentar manter um bom ritmo.
Então, quem é gamer da época dos consoles mais antigos, da era 8 bits, principalmente dos consoles da nintendo, lembra das várias trilhas sonoras dos seus jogos, inclusive tem gente que gosta tanto das versões musicais desses consoles que o estilo virou gênero musical, há várias denominações, tais como chip music, pixel music ou ainda ChipTune como é mais conhecido.
Os chiptunes tiveram sua era clássica nos anos 80 e início dos anos 90, onde os chipsets dos computadores e consoles eram mais limitados e a única forma de reproduzir música era através do estilo "a la 8 bits".
O que realmente imortalizou o estilo foram os consoles de videogame (NES, Game Boy, Atari 2600, etc), que serviram de entretenimento para várias gerações ao longo desses anos, até os chipsets mais modernos serem então lançados.
Apesar disso hoje em dia muita gente ainda aprecia aquela música criada nos antigos consoles, inclusive muitos compositores e DJ's produzem música ChipTune atualmente, é a chamada era Neo-Clássica do Chiptune, que tem como objetivo ser o mais fiel possível ao tipo de som da era Clássica dos anos 80 e 90.
Muitos dessas pessoas divulgam na internet suas músicas e também versões de clássicos da música, vejo muito disso principalmente no youtube, como por exemplo essa versão 8 Bits da Stairway to Heaven do Led Zeppelin:
O exemplo acima é bem comum, você encontra versões ChipTune de todos os tipos de gênero e estilo no YouTube.
Também existe um Sub-Gênero do ChipTune que é chamado de Eletropop ou simplismente Electro, que além do som no formato 8 bits também utiliza intrumentos musicais como guitarra, baixo, batidas eletrônicas, vocal, é uma espécie de mistura, tal como outra vertente chamada "Nintendocore" que tem de base o hardcore inspirado nas músicas 8 bits principalmente dos consoles nintendo, ao qual veio o nome.
Exemplo de ChipTune Electro:
E pra quem gosta de Rock e de Videogames, quem não se lembra do clássico Rock'N'Roll racing do Super Nintendo? Com direito a Black Sabath, Deep Purple, Steppenwolf, entre outros:
E você aí, que acha desse tipo de som? Escreve aí nos comentários abaixo, agora é liberado qualquer anônimo para trollar a gente, fique a vontade para escrever sua opinião abaixo.
Não fui da época auge dos ChipTunes, mas já conhecia esse tipo de som graças ao meu Gabrel =) acho bem legal e deve dar trabalho para produzir essas belezinhas hehehe
ResponderExcluirSou da epoca do atari, e musicas em 8 bit me dão nostalgia. Me lembram o tempo do Master System e Nintendinho.
ResponderExcluirSó uma observação, esse lance de chiptune não é coisa nova. Desde que começaram a lançar os consoles de 16 bit (mega drive e cia) em diante, já começaram a surgir nostálgicos das trilhas em 8 bit. Quem foi pioneiro no Brasil na utilização de BBS e posteriormente a Internet lembra muito bem o que se fazia na epoca (1993) nessas redes: video-texto (chat), download de fotos e jogos, e download de musicas no formato .wav 8bit que hoje, através deste Blog, fico sabendo que ganhou o pseudônimo de Chiptune.
Opa Reinaldo, gostei bastante do que tu adicionou! Eu vivi a época do 8 bits mas eu era bem pequeno, não me lembro muito bem, cresci mesmo foi na era do SuperNES, mas lembro do atari todo detonado do meu irmão, e do master sistem com o double dragon, alex kid entre outros... Vlw por comentar!
ResponderExcluir