Bom dia criaturas leitoras da internet! O post de hoje vai especialmente para toda população que usa Windows pirata, ou "não-ativado" para os mais eufemistas, quero expor algumas opiniões não só quanto a ética da coisa, mas como também a segurança e funcionalidade, e em contrapartida quero mostrar o que os sistemas livres tem a oferecer, gratuitamente, sem pirataria e dor de cabeça, com a mesma simplicidade, até porque muita gente não conhece linux, imagina ser algo complicado, difícil de mexer, vamos ver mais abaixo alguns fatos e comparações entre o Windows e o Linux e suas distribuições.
Assim como as distribuições de linux, o windows é um grande sistema, porém este é caro (R$300,00 / R$500,00), muita gente opta então por piratear o programa naquele velho "jeitinho brasileiro", porém por trás disso há grandes problemas em que as pessoas não enxergam, assim como soluções gratuitas que as pessoas também desconhecem.
Os principais problemas em utilizar Windows pirata: Todos sabemos da vulnerabilidade do Windows aos virus, trojans e malwares, mas quando se usa um Windows pirata e desatualizado, multiplicamos essa vulnerabilidade várias vezes.
O problema começa justamente na distribuição do windows pirata, se você instala um windows que não é distribuido pela Microsoft, ele potencialmente pode ter tido arquivos do sistema alterados pela pessoa por trás dele, esta que se de má fé, pode sim inserir spywares(programas maliciosos que roubam os dados do usuário) nas bibliotecas de DLL e também nos arquivos executáveis do sistema.
Muita gente desconhece esse fato, e também que nesses casos, esses spywares incrustados no sistema geralmente são indetectáveis por programas Anti-Virus, Firewalls, Anti-Spywares e atualizações de segurança, tornando a coisa realmente perigosa, imagine utilizar dados comos senhas de bancos, cartões de crédito, entre outros dados importantes, não sendo em uma distribuição do windows vinda da microsoft.
Muita gente desconhece esse fato, e também que nesses casos, esses spywares incrustados no sistema geralmente são indetectáveis por programas Anti-Virus, Firewalls, Anti-Spywares e atualizações de segurança, tornando a coisa realmente perigosa, imagine utilizar dados comos senhas de bancos, cartões de crédito, entre outros dados importantes, não sendo em uma distribuição do windows vinda da microsoft.
Alterando os arquivos do sistema é a maneira mais fácil de hackers criarem Spywares "invisíveis" ao olho dos programas anti-virus/spywares, já que estes interpretam serem arquivos do sistema, já que foram maliciosamente substituidos pelos originais.
Com um Spyware invisível funcionando no sistema, podemos citar vários exemplos de vulnerabilidade, como os roubos de senhas, roubo de arquivos da sua máquina, espionagem total de tudo que você acessa, inclusive do seu desktop e acesso aos periféricos, como Webcans. O hacker também pode muito bem acessar sites através de sua conexão (usando o seu IP) para acessar sites maliciosos, ou por exemplo sites de pedofilia, onde no seu provedor ficará registrado o acesso em seu nome(já pensou o problema que isso pode gerar?). São vários os exemplos que podem ser dados a um sistema com spywares instalados.
No próprio site da Microsoft podemos encontrar o seguinte dizer:
"Pirataria de software é a reprodução e a distribuição ilegal de aplicativos de software, tanto em empresas como para uso pessoal. Neste site você encontrará informações sobre pirataria e dicas importantes sobre como proteger seu computador, sua empresa e suas idéias."
A Microsoft também alerta sobre as cópias piratas modificadas no site G1, e os perigos trazidos por elas aos usuários, onde também alegam que muitas pessoas de fato não sabem que seu windows é pirata, que ao comprarem um novo computador acreditam estarem rodando uma versão original.
Se pela ética as pessoas não motivadas a não piratear, a falta de segurança é um grande motivo para temer futuros problemas de roubo de dados que levem a pessoa a não utilizar as versões piratas do SO.
Grandes Alternativas: Porém muitas pessoas desconhecem as excelentes distribuições de linux que existem hoje, ou ainda muitos repelem linux por achar ser um sistema complicado, não compatível com os programas usados no Windows, aí é onde as pessoas se enganam, além de terem uma inteface gráfica muito avançadas, hoje as distribuições de linux são extremamente simples, fáceis de ser operadas inclusive por crianças, para diversão e pesquisas, em um sistema extremamente seguro, onde no mundo do linux existem os mais diversos aplicativos, que se comparados aos do windows são praticamente iguais, se ainda duvida, clique AQUI e veja um coparativo entre softwares nativos do Windows e as alternativas equivalentes no linux.
Veja abaixo a excelente matéria do Olhar Digital que compara Windows e Linux expondo suas semelhanças e diferenças:
Existindo alternativas seguras, estáveis e totalmente gratuítas, não existe muitos motivos para usar Windows pirata, apenas é falta de conhecimento das pessoas sobre as distribuições atuais de Linux.
Uma das distribuições que eu mais gosto no mundo do linux e que sempre recomendo para quem está começando é o Ubuntu, que segundo o portal Ubuntu-BR:
"Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais."
O Ubuntu é livre, rápido, seguro, simples, totalmente gratuito, onde você pode baixar, gravar, distribuir livremente o sistema operacional, e apesar disso o Ubuntu não é um sistema estático, muito pelo contrário, ele está em constante atualização, onde a cada 6 meses a Canonical (organização que distribui o sistema) lança uma nova versão, sempre com grandes novidades, apesar disso, ela não abandona o suporte às distribuições mais antigas, que ficam ainda por mais 2 anos sendo atualizadas(no caso das versões LTS são 3 anos, e para as versões de servidor, 5 anos).
Tudo que você precisa é um CD virgem, onde no portal http://www.ubuntu-br.org/ você consegue fazer o donload gratuito, então basta gravar a imagem ISO no CD.
O Ubuntu roda diretamente do CD, sem alterar suas informações do computador ou apagar seu sistema operacional antigo, onde você pode testar o Ubuntu livrimente e decidir ou não sua instalação.
Mas se mesmo assim você tem medo de migrar para um universo diferente, na própria instalação do Ubuntu ele te dá a opção de instalar o Ubuntu lado a lado do seu Windows, em Dual-Boot, onde você poderá alternar livremente entre os sistemas.
Se você não tem internet em casa, e não consegue fazer o Download do sistema, não se preocupe! Basta solicitar para a Canonical uma cópia do sistema, onde gratuitamente eles enviam para a sua residência.
problema são os games eu particularmente gosto de games por isso o windows é a melhor opção, mas se você é um usuário apenas para internet o linux é a melhor opção.
ResponderExcluirAgora com a Steam crescendo cada vez mais no Linux, esse problema está ficando pequeno!
ResponderExcluir